Convidados

Mara Mills (New York University)

Mara Mills é Professora Associada de Mídia, Cultura e Comunicação na Universidade de Nova York. Trabalha na intersecção de estudos de deficiência e estudos de mídia. Seu livro On the Phone: Hearing Loss and Communication Engineering (no prelo pela Duke University Press) discute a importância da fonética e da educação de surdos para a emergência da “engenharia de comunicações” na telefonia do  início do século XX. Este conceito e conjunto de práticas mais tarde deram origem à teoria da informação, codificação digital e cibernética – conjuntamente com novas ferramentas eletroacústicas e um entendimento revisado da fala e da escuta humana. Mills está atualmente trabalhando na história do reconhecimento ótico de caracteres e, com Jonathan Sterne, está co-escrevendo o livro intitulado Tuning Time: Histories of Sound and Speed. Com John Tresch, ela co-editou um número especial do periódico Grey Room sobre o “Audio/Visual.”
Mills é editora fundadora do periódico Catalyst: Feminism, Theory, Technoscience e também membra do conselho executivo (2016-2018) da Sociedade de História da Tecnologia. Com Faye Ginsburg, ela co-fundou e co-dirige o Centro para Estudos de Deficiência da NYU. Seu trabalho foi premiado com bolsas da Fundação Nacional da Ciência, da Fundação Mellon, do American Council of Learned Societies, do DAAD, da Fundação Alexander von Humboldt, e do IEEE. Ela possui bacharelados em Biologia e em Literatura pela Universidade da Califórnia, Santa Cruz e, pela Universidade de Harvard, mestrado em Biologia e doutorado em História da Ciência. Website: http://maramills.org/


Ximena Alarcón (Universidade de Oslo)

Ximena Alarcón é uma artista sonora e pesquisadora interessada em escutar interstícios: sonhos, transporte público subterrâneo e o contexto migratório. Sua pesquisa se concentra na criação de performances telemáticas usando Deep Listening, improvisação telemática e interfaces para escuta relacional. Em 2007, ela recebeu o doutorado em Música, Tecnologia e Inovação da De Montfort University (DMU) e, em 2012, o Certificado de Deep Listening do Deep Listening Institute. Ela foi premiada com bolsas de pós-doutorado como o Leverhulme Trust Early Career Fellowship 2007-2009 (IOCT- DMU), que a levou a desenvolver o Sounding Underground; e uma bolsa CRiSAP-UAL 2011-2017, onde desenvolveu performances telemáticas explorando o espaço sônico intersticial no contexto da migração. No momento ela é uma Marie Skłodowska Curie Fellow 2017-2019 no RITMO Centro para Estudos Interdisciplinares em Ritmo, Tempo e Movimento, no Departamento de Musicologia da Universidade de Oslo, desenvolvendo seu projeto INTIMAL: um novo “sistema corporificado” físico-virtual para escuta relacional, integrando: corpo, memória, migração e telemática. Website: http://ximenaalarcon.net


Susan Campos-Fonseca (Universidad de Costa Rica)

Musicóloga, compositora e escritora. Susan Campos-Fonseca é doutora em música pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM), Espanha. Mestre em espanhol e filosofia latino-americana pela Universidad Autónoma de Madrid (UAM) e graduada em regência pela Universidad de Costa Rica (UCR). Ela é compositora e musicóloga com pesquisa nas áreas de filosofia da cultura e da tecnologia, feminismo, estudos decoloniais, arte eletrônica e estudos do som.

Campos-Fonseca recebeu o Prêmio do Conselho Universitário da Costa Rica (UCR) em 2002, o conductor scholarship da WASBE (Reino Unido) em 2004, Beca da Fundação Carolina (Espanha) em 2005, o prêmio “100 Latinos” (Espanha) em 2007, o Prêmio da Corda Foundation (Nova York, EUA) em 2009, o Prêmio de Musicologia Casa de las Americas (Cuba) em 2012, e o prêmio de Universitária Destacada da UCR (Costa Rica) em 2013 e 2014.

É membra do conselho consultivo do Boletín de Música (Cuba) e foi editora convidada da Trans: Revista Transcultural de Música (Espanha) e Ideas Sónicas (México). Publicou os livros Herencias cervantinas en la música vocal iberoamericana. Poiésis de un imaginario cultural (pelo qual recebeu, em 2012, Prêmio de Musicologia Casa de las Americas) e é co-editora do volume Estudos de género, corpo e música: abordagens metodológica, ANPPOM-Série Pesquisa em Música no Brasil, Vol. 3. Atualmente coordena um projeto sobre artes, ciências e tecnologias na UCR, onde é professora de História da Música e Pesquisa Transdisciplinar. Websitehttps://www.susancamposfonseca.net/